-
Arquitetos: ALA Architects
- Área: 17250 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Tuomas Uusheimo
-
Fabricantes: Eero Aarnio, Icopal, Idea-Puu Oy, Jaatimet Oy, Lopen Rakennuspuu Oy, Lumir Oy, Mikroväylä Oy, NORMEK Oy, Otis, Pedro, Rockfon, SRT Oy (CONTRACTOR), Sisuwood Oy, TIMBECO WOODHOUSE OÜ, Teräselementti Oy, Timberpoint Oy, Tormax, UniFor, Vitrea Oy, Windoor AS
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Oodi ocupa uma localidade importante no centro de Helsinque, com fachadas frente ao Parlamento Finlandês, e também para o Eduskuntatalo um espaço público onde funciona a maior parte das instituições públicas, o qual fica do outro lado da praça Kansalaistori.
A localização de Oodi em frente ao Eduskuntatalo foi escolhida para simbolizar a relação entre o governo e a população, além de servir também como um lembrete do Compromisso da Biblioteca Finlandesa o qual exige que as bibliotecas promovam a aprendizagem ao longo da vida, a cidadania ativa, a democracia e a liberdade de expressão. Além disso, a localidade também coloca a nova biblioteca no coração do bairro cultural d eHelsinque, perto de muitas das grandes instituições da capital.
Oodi tem uma sala de leitura tranquila com planta aberta no andar superior, a qual foi apelidada de “céu dos livros”. Os livros ocupam apenas um terço do espaço dentro da biblioteca: ao consultar os usuários da biblioteca sobre como eles acessam a cultura e depois reduzir o armazenamento no local, os arquitetos e bibliotecários da Oodi puderam introduzir diferentes programas incluindo um café, restaurante, varanda pública, cinema, estúdios de gravação de áudio-visual e um espaço para oficinas. Isso deriva de uma prática cada vez mais comum das bibliotecas finlandesas, as quais buscam oferecer novos serviços além de emprestar livros.
O projeto divide as funções da biblioteca em três níveis distintos: um térreo ativo que estende a praça da cidade para um espaço interior; “Céu dos livros” no nível superior; e um volume entre salas contendo salas para acomodar serviços e instalações adicionais dentro da biblioteca. Este conceito espacial foi realizado construindo a biblioteca como uma ponte habitada, com dois arcos de aço maciço que se estendem por mais de 100 metros para criar um espaço de entrada público totalmente fechado, sem colunas, com conjuntos de salas agrupados em torno da estrutura e com a sala de leitura acima.
Oodi foi construída usando materiais locais e com as condições climáticas locais em mente. A fachada de madeira é revestida com pranchas finlandesas de 33 milímetros de espessura que se ajustam à curva que se estende para fora a fim de criar um dossel acima da praça Kansalaistori, misturando os espaços interiores e exteriores e criando abrigos para eventos públicos em frente ao edifício.
O balanço da estrutura foi usado para criar um grande terraço público, a partir do qual os cidadãos de Helsinque podem olhar diretamente sobre a praça para as escadarias e entrada principal do parlamento finlandês. O terraço dobra a quantidade de espaço público ao ar livre fornecido para os visitantes da biblioteca e cria um novo destino onde as pessoas podem se encontrar e observar a cidade abaixo.
O piso térreo de Oodi estende a praça Kansalaistori para um espaço público interior. O objetivo do andar térreo é tornar cada uma das instalações da biblioteca aparente e acessível e fornecer um espaço interior não comercial aberto a todos, todos os dias da semana. Kino Regina, o Instituto Nacional de Audiovisuais ocupará um espaço no piso térreo, juntamente com um café restaurante com mesas que se espalharão pela praça nos meses de verão.
O andar intermediário, conhecido como “Sótão”, consiste em salas flexíveis dispostas em torno dos recantos e cantos íntimos que habitam os espaços entre as treliças da estrutura da ponte. As salas multifuncionais foram projetadas para acomodar atividades ruidosas e silenciosas. É neste andar que a Oodi oferecerá instalações como as oficinas e os estúdios de gravação.
O "Céu dos Livros”, no último andar, é uma vasta paisagem aberta coberta por um teto branco ondulante, em forma de nuvem, perfurado por aberturas zenitais circulares. Aqui, as melhores características da biblioteca modernista encontram as possibilidades oferecidas pelas tecnologias do século XXI. A atmosfera serena convida os visitantes a ler, aprender, pensar e se divertir. A partir deste nível, os visitantes podem desfrutar de uma vista panorâmica desobstruída de 360 graus do centro da cidade, ou sair para o terraço com vista para a praça Kansalaistori.